sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pela primeira vez conseguiram captar uma estrela devorando um planeta. Já era conhecido que as estrelas são capazes de engolir planetas que orbitam a seu redor, mas esta é a primeira vez que este tipo de evento é captado com clareza.
Ainda que o planeta que foi devorado em Auriga estava muito longe do Hubble para ser fotografado, os cientistas conseguiram criar uma imagem do fenômeno baseados na análise dos dados do telescópio.


Segundo os cientistas da NASA, que realizaram as observações do evento com o Espectrógrafo de Origens Cósmicas do Hubble, o planeta que está sendo devorado, chamado Wasp-12b, é o corpo mais quente conhecido na Via Láctea.
E agora se converteu no planeta com a mais curta existência. O Wasp-12b, dizem os astrônomos, está muito próximo da estrela Wasp-12 que tem uma temperatura de 1.537 graus centígrados e pode percorrer sua órbita em 1,1 dias terrestres.
Devido às enormes forças gravitacionais o planeta parece mais uma bola de rúgbi que uma esfera. E ainda que seja 40% maior do que Júpiter, o Wasp-12b está perdendo massa a uma velocidade de 6 bilhões de toneladas por segundo.
Tal como explicam os cientistas, este efeito de intercâmbio de matéria entre dois objetos estelares é visto comumente nos sistemas de estrelas binárias, mas é a primeira vez que é visto de forma tão clara com um planeta.
Fonte: Ndig / Wired

Nenhum comentário:

Postar um comentário