terça-feira, 31 de agosto de 2010

A adolescente mais alta do mundo!

A linda garota Elisany Silva que mora em Ajurutena, no Pará tem o conhecido mal dos gigantes, o gigantismo acromegálico, que é causado pela produção excessiva do hormônio de crescimento, o GH (sigla do inglês growth hormone), pela hipófise, uma glândula que controla as principais funções vitais. Elisandy que só tem 14 anos, mede 2,06 metros de altura, o que lhe converte na adolescente mais alta do mundo. Título que, penso eu, ela não gostaria de ter.


A grande quantidade do GH é provocada pelo aparecimento de um tumor –com tamanho variando geralmente de um a quatro centímetros– e que se estende da região da hipófise até o nervo óptico.

Além de desencadear o crescimento de todo o organismo, o tumor pode provocar a diminuição da capacidade de visão do indivíduo, levando à cegueira. Dependendo do caso o tumor deve ser extirpado para que não resulte em crescimento de ógãos que poderia causar danos ainda mais graves.

Na literatura científica médica só foram identificados até hoje 200 casos de gigantismo acromegálico. Já os registros específicos de acromegalia somam 800.

Fonte: portaldascuriosidades.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário