terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A verdade sobre a febre


febre é um assunto que precisa ser esclarecido, pois se trata de um dos mecanismos mais importantes dos processos de auto cura. Controlada pelo Sistema Fundamental de Regulação, ela reflete a ação enzimática das células do sistema imunológico envolvidas no combate à presença de microrganismos ou toxinas.

Isso significa que sua intensidade será sempre a mais correta e precisa em relação às necessidades de desintoxicação do organismo. Por isso, tem de ser respeitada e jamais interrompida com medicamentos antitérmicos, que sabotam o próprio processo de auto cura do organismo, promovendo consequências imprevisíveis.

Poucos sabem que a febre só é realmente perigosa acima de 42,2ºC, como afirma “Os Princípios da Medicina Interna” de Harrison,  embora existam exceções, como no caso da pediatria e das pessoas que sofrem de pressão alta, embora, mesmo nesses casos, nada deve ser feito até os 38,5ºC. E quantas vezes na vida alguém já viu um termômetro chegar aos 41ºC? Pouquíssimas né?


Fonte: CAMARGO, Mônica Lacombe - Saúde e Beleza Forever - Seu Guia Contemporâneo de Nutrição e Higiene. / Portaldascuriosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário