quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Coisas erradas que nós aprendemos sobre a história do Brasil


          1- A declaração da independência foi uma cena magistral?

Várias pessoas conhecem aquela pintura que mostra Dom Pedro I montado em um incrível cavalo, segurando uma espada e declarando "Independência ou morte!". Mas, na verdade, nada disso aconteceu. O que aconteceu é que o príncipe Regente subia a serra do Mar numa mula, acompanhado por poucos auxiliares e ainda sofria de diarreia! E também ele não falou "Independência ou morte!", mas sim "Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal".



2- Os europeus escravizaram africanos indefesos?

Eram outros africanos que vendiam escravos para os europeus! As tribos africanas constantemente entravam em guerra e os perdedores viravam escravos da tribo inimiga. Os europeus tinham pequenos entrepostos comerciais no litoral da África e era ali que eles compravam seus escravos.




3- Fomos descobertos por acidente?

Na verdade, Cabral sabia o que estava fazendo. Os mapas portugueses daquela época mostravam terras a serem descobertas no oeste que não tinham nada a ver com as Índias. Cabral também sabia da chegada de Américo Vespúcio ao Caribe e por isso mudou o rumo da viagem.



Fonte:  Revista Mundo Estranho - Edição 129

Nenhum comentário:

Postar um comentário